Dia do Professor

15 de Outubro – Dia do Professor e Dia da Normalista

 

Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeações escreve na alma. “Bertold Bretch”

 

Dia do Professor – Esperança e Confiança

 

O professor mais que outros profissionais, precisa alimentar seu espírito para realizar bem seu trabalho. Dá-lhe forças a consciência de que seu ensinamento sempre frutifica em seus alunos, de maneiras diversas, às vezes inesperadas e mesmo quando esquecido. Seu saber pode ser a Luz que mostra caminhos novos. Sua postura e exemplo podem suscitar a busca incessante ou desprezo pelo conhecimento, criar espíritos desanimados ou confiantes, mesmice ou renovação, ovelhas resignadas ou cidadãos participantes. Como semeador persistente, movido pela esperança, confia o professor que seu trabalho, mesmo se pouco reconhecido, pode despertar no deserto o desejo de se transformar em jardim. ” Paulo Pozzebon” Universidade São Francisco.

 

Educar é Libertar

 

Augusto Boal, falecido há 3 anos, diretor de teatro e arte-educador, deixou lições de vida plena. Ele dizia que ” Cada ser humano é o que faz e o que quer, é o seu desejo. E isso nos distingue dos animais : somos capazes de criar o futuro e não apenas esperar por ele”. No dia do Mestre, cada professora, cada educador, deve recuperar a exata grandeza de sua missão: Formar pessoas, abrir horizonte, humanizar o seu humano. Educar é descentrar, isto é, ensinar cada um a olhar para dentro de si mesmo e para fora, para o mundo que os cerca e nele influi. Mas não apenas para descobrir-se em suas limitações e contemplar o entorno. A pessoa bem educada, seja uma criança, seja um adulto que volta a estudar, tendo bons professores, aprende a reinventar-se como pessoa e a dar sua contribuição para transformar o mundo. “Chico Alencar (RJ), autor de Educar na Esperança em tempos de Desencanto”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s